sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Inverno e o Passado


Está um Inverno estranho. Acho que posso mesmo dizer que no Verão choveu mais. Não é que me desagrade o sol ou assim, eu adoro a luz e o calor. Mas ainda mais que isso, adoro quando as coisas respeitam o seu ciclo natural. É Inverno, devia chover, deviam haver tempestades com trovoada, raios! Desde o início do ano – há 13 dias – que não vejo o mais pequeno indício de chuva.
Apesar de gostar do calor e do sol acho que gosto mais da chuva e do tempo cinzento. Não me achem contraditório por ter dito que adorava o sol umas linhas acima. O cinzento faz-me pensar e deixa-me inspirado para escrever, é tranquilo e agradável.
Pensem na ideia: estão na sala, no sofá, de olhos fechados com uma música de fundo. Conseguem ouvir as gotas da chuva a bater no vidro da janela. E sorriem para dentro por estarem no quentinho. Levantam-se e vão à cozinha, o vosso apartamento fica no 10º andar, que tem umas grandes janelas de vidro duplo quase até ao chão. Vão para trás da bancada, com um movimento ágil tiram uma faca do faqueiro com aquele ruído metálico característico das facas. Vão à sala desligar a aparelhagem e regressam para a cozinha, mais precisamente para trás do balcão – mas antes vão buscar uma embalagem de cogumelos frescos ao frigorífico *ou aquilo que vos apetecer* - e pegam na faca. Só se ouve o barulho da chuva a bater nos enormes vidros das amplas janelas, em conjunto com o deslizar da faca pelos cogumelos e por fim, o bater na prancha de madeira.
Estão tranquilos com vocês mesmos e nada pode estragar isso. Estão em sintonia com a faca e com a chuva. Levantam a cabeça na direcção da janela e sorriem, relembrando velhos tempos.



Velhos tempos relembrados.
Quando internet banda larga, enfiava o portátil com a bateria totalmente carregada e o modem numa mochila, vestia um blusão quente e confortável e saia porta fora. Sabia exactamente para onde ia, tinha muito tempo. Enfiava-me num autocarro amarelo e saia em Belém. Comprava os famosos pastéis (2 ou 3, consoante o meu apetite) e dirigia-me ao Starbucks para comprar a minha perdição, frappuccino de caramelo *baba* e sentava-me numa esplanada qualquer, ligava o portátil e vagueava pela net. Na altura não tinha o blog, se o tivesse tinha começado a escrever qualquer coisa relacionada com ele. Eram momentos solitários, mas não por isso menos agradáveis. Nunca fui anti-social e sempre gostei de conviver com as outras pessoas, mas sou uma pessoa que sabe apreciar a sua própria solidão sem se lamentar por estar sozinho. Sabe bem simplesmente, não sei explicar, não se sente a pressão típica de quando se está a tentar agradar a alguém. E eu  não estava sozinho, tinha o meu frappuccino e os meus pastéis, e o meu portátil fofinho. Quando era horas de ir para casa (ou a minha mãe me ligava a perguntar se tencionava voltar), hibernava o portátil, guardava-o e ia-me embora, deixando a caixa dos pasteis que já só continha migalhas e o copo do frappuccino, abandonados ao vento na mesa da esplanada.
E era assim que passava muitas das minhas tardes livres em que simplesmente não tinha nada para fazer. Nunca fiz skydiving, nem andei de karts, nem fiz snowboard. Podem achar que as minhas tardes eram aborrecidas, mas não, não eram. 
Eram momentos de reflexão, momentos dos raros, já que cá em casa os meus irmãos estão sempre aos gritos por causa da televisão ou por causa dos brinquedos e o meu padrasto e a minha mãe estão sempre a bater portas. E para meu grande azar, não tenho modem no quarto e a net sem fios não tem alcance até ao meu quarto. Consequentemente, tenho que me deslocar até à sala para poder ir a net, e acreditem que é bastante chato. Por isso sim, tenho saudades da minha net móvel que me permitia passar tardas brutais ao sabor do vento em Belém, com os meus pasteis e o meu frappuccino.




Miss those times, but I don´t want them back



1 comentário:

  1. Que perfeiçao de paz *-* como eu queria passar assim essas tardes de loner, e eu sei que tu nao es loner mas tens razao porque sabes mesmo bem ter algum tempo para nos *-*
    Pa proxima leva-me cntg *eu sei que assim ja nao tas sozinho mas ia ser fun ^^*
    Kisses*

    ResponderEliminar